O rastreamento e monitoramento representam a forma mais prática e rápida de se conseguir informações sobre bens remotos. O rastreamento tem por objetivo:
- obter dados, em tempo real, da localização de veículos e/ou estado de sensores (temperatura, velocidade, etc.);
- gerar relatórios de movimentação e trajetórias percorridas;
- analisar o desempenho de frotas e motoristas;
- permitir o planejamento antecipado e/ou automático de ações logísticas.
Através dos sistemas de rastreamento e monitoramento o usuário pode se informar da disponibilidade de um veículo, se está parado ou em movimento e qual a velocidade, pode escutar a conversação interna, ler sensores e atuar em dispositivos instalados. Como a comunicação é bidirecional, sensores especiais permitem a comunicação com a empresa e o pedido de socorro em casos de risco ou emergência do interior do veículo, porta-malas ou baú.
Além da questão da segurança, o rastreamento pode gerar redução de custos em operações logísticas, pois, além das perdas por roubo e furto, previne-se também a utilização indevida, o tempo ocioso, os desvios de rota e também os desvios fracionados de carga.
Um sistema de monitoramento é indicado para:
- empresas que possuem ou administram frotas;
- empresas transportadoras de cargas e/ou passageiros;
- transportadores autônomos e taxistas;
- pessoas físicas ou empresas preocupadas com o roubo de veículos, assaltos, sequestros e sequestros-relâmpago e/ou que queiram informação do uso do veículo por familiares e funcionários.
24
nov